A Vodafone Idea Limited (anteriormente Idea Cellular) anuncia os resultados por auditar para o terceiro trimestre (T3) findo a 31 de dezembro de 2018

06 fevereiro, 2019

Destaques para o trimestre

• Receitas totais de 117,6 bilhões de rupias, -2,2% em termos do último trimestre, uma taxa mais baixa de declínio em comparação com o T2 (-7,1% em termos do último trimestre), devido a bons progressos em nossas ações estratégicas para aumentar as receitas.
  • A introdução de 'vouchers de validade do serviço' e outras iniciativas comerciais resultou em um volume de negócios em tendências de recetas durante o trimestre, refletido em um aumento de mês a mês nas receitas diárias em dezembro de 2018. Esta tendência continuou em janeiro de 2019.
  • Conforme o esperado, essas ações levaram a um volume mais elevado de clientes que 'só aceitam chamadas' ou de 'ARPU mínimo' e reduziu a base de assinantes total para 387,2 milhões (vs. 422,3 milhões no T2AF19).
  • O EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização)1 de 11,4 bilhões de rupias, aumentou em 16,3 em termos do último trimestre, potenciado pela redução nas despesas operativas2. As despesas operativas do T3 (excluindo taxa de licença e custos de uso de espectro e custos de roaming e acesso) foram reduzidas em cerca de 7,5 bilhões de rupias (anualisadas para cerca de 30 bilhões de rupias) em comparação com as despesas operativas pro-forma no T1 (ou seja, o período antes da fusão).
  • A base de assinantes 4G de 75,3 milhões, subiu 9,5 milhões durante o trimestre, suportada por uma cobertura 4G mais elevada.
  • Os clientes beneficiam agora de uma experiência de rede unida nas oito áreas de serviço de West Bengal, Andhra Pradesh (excluindo Hyderabad), Haryana, Madhya Pradesh, Himachal Pradesh, Assam, North East e J&K.
  • O Conselho de Administração aprovou a emissão de direitos de até 250 bilhões de rupias, com os acionistas promotores reiterando o seu apoio.

A Vodafone Idea Limited (anteriormente Idea Cellular Limited) anunciou hoje os resultados por auditar para o terceiro trimestre (T3) findo a 31 de dezembro de 2018.

Destaques financeiros

Os resultados do T3AF19 são os primeiros resultados trimestrais completos para a Vodafone Idea, após a execução da fusão da Vodafone India e da Idea Cellular a 31 de agosto de 2018. Nossas tarifas principais permaneceram estáveis durante o trimestre. Contudo, os clientes continuam migrando para planos ARPU mais baixos. Dentro deste contexto, a companhia implementou várias iniciativas para melhorar suas receitas, rentabiliade e posição competitiva em linha com sua estratégia declarada, que começou tendo um impacto positivo no desempenho para o final do trimestre.

Como resultado, o ritmo do declínio das receitas em termos do último trimestre abrandou para 2,2% no trimestre, em comparação com uma redução de 7,1% no T2, sendo que tivemos crescimento nas receitas diárias em uma base de mês a mês durante dezembro de 2018, que continuou em janeiro de 2019. As despesas operativas globais para o trimestre foram mais baixas em termos sequenciais devido à realização das sinergias da fusão. As despesas operativas do T3 2 foram de 81,5 bilhões de rupias (excluindo taxa de licença e custos de uso de espectro e custos de roaming e acesso), mais baixas em cerca de 7,5 bilhões de rupias (anualisadas para cerca de 30 bilhões de rupias) em comparação com as despesas operativas no T12. Como resultado, apesar da redução na despesa, o EBITDA1 aumentou para 11,4 bilhões de rupias, uma melhoria de 16,3% em termos do último trimestre.

No trimestre, os custos depreciação e amortização se saldaram em 47,7 bilhões de rupias e os custos de juros e financeiros foram de 26,1 bilhões de rupias. O investimenro para o trimestre foi de 11,7 bilhões de rupias. Se espera que o nível de despesas de capital seja mais elevado no T4, pois os contratos com os fornecedores foram finalizados durante o T3. A dívida líquida a 31 de dezembro de 2018 era de 1236,6 bilhões de rupias, incluindo obrigações de pagamento de espectro deferido devidas ao Governo de 914,8 bilhões de rupias. O numerário e equivalentes de numerário foram de 89 bilhões de rupias, resultando em uma dívida líquida de 1147,6 bilhões de rupias (vs. 1125,1 bilhões de rupias no T2AF19).

Balesh Sharma, CEO da Vodafone Idea limited, disse: «Estamos progredindo bem em relação a nossa estratégia declarada. As iniciativas tomadas durante o trimestre começaram exibindo tendências encorajadoras até ao final do trimestre. Estamos avançando mais rapidamente do que o esperado na integração, especificamente na frente das redes, estando bem encaminhados para proporcionar nossas metas de sinergia. Permanecemos focados no fortalecimento de nossa posição em distritos-chave expandindo a cobertura e capacidade de nossa rede 4G, tendo como meta uma quota mais elevada de novos clientes 4G, oferecendo em simultâneo uma experiência de rede incrementada a nossos clientes. Os rendimentos do aumento de capital anunciado nos colocarão em uma posição forte para atingirmos nossos objetivos estratégicos.»

Atualização da integração

A fusão da Vodafone India com a Idea Cellular foi concluída a 31 de agosto de 2018. A companhia, em linha com sua estratégia declarada, acelerou a integração dos dois negócios. Tivemos como orientação 84 bilhões de rupias em sinergias de custos de taxa de execução a serem atingidas durante o AF21, dois anos antes da meta inicial definida aquando do anúncio de fusão original, em março de 2017. Os planos de preços em ambas as marcas (Vodafone e Idea) para ofertas pré-pagas e pós-pagas foram harmonizados. Se espera que a integração dos canais de distribuição, pegada de varejo e nossas operações de serviço ao cliente estejam concluídas em breve.

Com a implementação de roaming nacional em ambas as redes, cada marca oferece agora 4G em todas as 22 áreas de serviço. Para assegurar a melhor experiência do cliente, os assinantes se conecta com a rede mais forte das duas enquanto fazem roaming fora do seu círculo doméstico. Para além disso, durante o trimestre, a seleção de vendedores de redes de acesso rádio e as encomendas de equipamento para a companhia foram concluídas para todos os círculos.

A integração de redes está avançando a bom ritmo. Nas oito áreas de serviço de West Bengal (dezembro de 2018), AP (excero Hyderabad), Haryana, Madhya Pradesh, Himachal Pradesh, Assam, North East e J&K (janeiro de 2019), os clientes de ambas as marcas desfrutam agora de uma experiência de rede unificada (no seguimento da consolidação do espectro e da rede de acesso rádio). Para além disso, estamos oferecendo uma experiência de 4G unificada em Bangalore (janeiro de 2019). Em outros círculos, a integração de redes está ocorrendo em uma base de núcleo por núcleo e os assinantes de ambas as marcas estão gradualmente avançando para uma rede muito maior e melhor. Para mais, o processo de consolidação do espectro em essas áreas resultou em uma capacidade da rede incrementada e melhoria na experiência do cliente.

Também aumentámos as capacidades de alguns de nossos pontos de 900 MHz através de reaproveitamento de espectro dinâmico e reaproveitámos espectro de 2100 MHz de uso de 3G para 4G em pontos selecionados. Durante o trimestre, saímos de cerca de 5400 pontos de baixa utilização e otimizámos o equipamento de carga em mais de cerca de 21 000 pontos co-localizados.

Destaques operacionais

A introdução de 'cupões de validade de serviço' a nível nacional durante o trimestre, que requerem que os clientes façam o carregamento mínimo de 35 rupias (28 dias de validade), contribuiu para uma redução de 35,1 milhões de clientes no trimestre, conforme o esperado. Os clientes 'apenas chamadas recebidas' ou os clientes 'ARPU mínimo' consolidaram os seus gastos de vários SIM para SIM únicos. O ARPU para o trimestre cresceu 1,5% em relação ao último trimestres para 89 rupias, em comparação com uma redução de 4,7% no T2. Esperamos ver um impacto positivo mais pronunciado nas receitas e ARPU vindo destas ações.

Adicionámos 11 123 pontos 4G durante o trimestre, incluindo a adição de 9066 pontos na TDD. Nossa cobertura da população 4G melhorou rapidamente para mais de 64% a 31 de dezembro de 2018 (em comparação com menos de 50% para cada uma das marcas em agosto de 2018). Durante o trimestre, adicionámos 9,5 milhões de clientes 4G (T2: +8,4 milhões), levando a base de assinantes 4G global para 75,3 milhões. O volume de dados de 2705 bilhões de MB para o trimestre cresceu 11,5% em comparação com o último trimestre, com o uso de dados mensais médio por assinante de dados melhorando para 6,2 GB (vs. 5,6 GB no T2).

O total de minutos na rede diminuiu em 2,6% durante o trimestre, o que em grande parte é atribuível à introdução dos cupões de validade do serviço. Em termos de conteúdos, recentemente entrámos em parceria com a Sun TV para oferecermos o melhor de conteúdos do sul da Sun Nxt nas quatro principais línguas do sul da Índia –Tamil, Telugu, Malayalam e Kannada.

Angariação de fundos / monetização de ativos

O Conselho de Administração, em sua reunião de 23 de janeiro de 2019, considerou e aprovou a oferta e emissão de ações de capital totalmente pagas antecidapadamente e/ou parcialmente pagas antecipadamente da companhia e/ou outros títulos convertíveis em ações de capital da companhia, incluindo, mas não se limitando a, empréstimos obrigacionistas convertíveis, para um montante agregando até 250 bilhões de rupias, através de uma emissão de direitos aos acionistas de capital elegíveis da companhia existentes a data de registro. Os acionistas promotores (Vodafone Group e Aditya Birla Group), reiteraram ao Conselho que pretendem contribuir com até 110 bilhões de rupias e até 72,5 bilhões de rupias, respetivamente, como parte da emissão de direitos. Para além disso, os acionistas promotores indicaram que, no caso de a emissão de direitos ter falta de subscritores, cada um dos acionistas promotores se reserva o direito de subscrever parte ou a totalidade do montante da parte por subscrever, sujeito à legislação aplicável.

A fusão da Bharti Infratel e da Indus Towers recebeu a aprovação da Competition Commission India (Comissão para a Concorrência da Índia), da Securities and Exchange Board of India (Comissão de Títulos e Câmbios da Índia) a 2 de fevereiro de 2019, também tendo recebido a aprovação dos acionistas e credores. A companhia tem a opção de vender sua quota de 11,15% na Indus, que atualmente tem um valor implicado de cerca de 49,6 bilhões de rupias (com base no VWAP para ações da Bharti Infratel' durante os últimos 60 dias de negociações a 31 de dezembro de 2018), por numerário aquando da execução.

A companhia continua prosseguindo seus planos de capitalizar 158 000 quilômetros de fibra intra e intercidades.

Destaques financeiros – como reportados

Consolidados (milhões de rupias) T2AF19 T3AF19
Receitas 76,636 117,648
EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 4,614 11,368
EBITDA % 6,0% 9,7%
Depreciação e Amortização 30,059 47,734
EBIT (Lucros antes de juros e impostos) (25 445) (36 366)
Juros e Custos de Financiamento (Líquidos) 19,511 26,068
Ganhos com a Venda da ICISL/ Rubrica Excecional (5658) (8008)
Quota do Lucro/(Perda) da Indus e ABIPBL 422 398
PBT (Lucro antes de impostos) (50 192) (70 043)
PAT (Lucro depois de impostos) (49 738) (50 046)
Outro Rendimento Abrangente (líquido de Impostos) 233 (11)
Rendimento Abrangente Total (Consolidado) (49 505) (50 057)

Destaques trimestrais

Unidade T2AF191 T3AF19 Em relação ao último trimestre1
Receitas Milhões de rupias 120,238 117,648 -2,2%
EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) Milhões de rupias 9,778 11,368 16,3%
EBITDA % % 8,1% 9,7% 1,5%
Investimento Milhões de rupias 32,956 11,690 -21,266
ARPU Rupias 88 89 1,5%
Minutos na Rede milhões 731,195 712,283 -2,6%
Volume de Dados milhões MB 2,426,213 2,705,157 11,5%

Notas:

1 A comparação em relação ao último trimestre está de acordo com os números pro-forma do T2AF19, que são derivados sem considerar o alinhamento das políticas contáveis.
2. Os números para períodos anteriores foram reagrupados, sempre que necessário.

Sobre a Vodafone Idea Limited (anteriormente Idea Cellular Limited)

A Vodafone Idea Limited é uma parceria entre o Aditya Birla Group e o Vodafone Group. É o principal prestador de serviços de telecomunicações da Índia A companhia providencia serviços de voz e dados em todo o subcontinente indiano, nas plataformas 2G, 3G e 4G. Com o portfólio de grande espectro para suportar a procura crescente de dados e voz, a companhia está empenhada proporcionar experiências aprazíveis de clientes e em contribuir para a criação de uma verdadeira «Índia Digital», permitindo a milhões de cidadãos se conectarem e construírem um amanhã melhor. A companhia está desenvolvendo infraestruturas para introduzir tecnologias mais novas e inteligentes, tornando os clientes de varejo e empresariais prontos para o futuro com ofertas inovadoras, convenientemente acessíveis através de um ecossistema de canais digitais, bem como uma presença no terreno extensiva. A companhia é cotada na National Stock Exchange (NSE) e na Bombay Stock Exchange (BSE), na Índia.

1O EBITDA é uma medida financeira que não está de acordo com as Ind AS. É calculado como receitas das operações menos despesas operativas.
2As despesas operativas são calculadas como despesas totais menos custos financeiros e depreciação e amortização.