Resultados do T2 do Exercício Fiscal de 2024 da Hindalco: Desempenho Robusto em Todos os Segmentos Empresariais

10 novembro, 2023

Novelis no caminho da recuperação: EBITDA por tonelada ultrapassa 500 USD. EBITDA de Cobre mais alto de todos os tempos, de 653 ₹ crore. Lucro Líquido Consolidado Trimestral de 2.196 ₹ crore, estável em relação ao ano anterior

Destaques de Desempenho do T2 do Exercício Fiscal de 2014

• Lucro Líquido de 2.196 ₹ crore, estável em relação ao ano anterior
  • EBITDA consolidado de 6.096 ₹crore, um aumento de 6% em relação ao ano anterior
  • EBITDA ajustado da Novelis por tonelada foi de 519 USD*, com aumento de 1% em relação ao ano anterior
  • EBITDA de Cobre mais alto de todos os tempos, de 653 ₹ crore, aumentou 20% em relação ao ano anterior
  • Máximo histórico de vendas de Cobre metálico em 134 Kt, um aumento de 20% em relação ao ano anterior
  • A Hindalco investirá 8.000 ₹ crore em uma refinaria de alumina greenfield de 2 milhões de toneladas em Odisha
  • A Hindalco foi selecionada como Líder do Setor de Alumínio na classificação da S&P Global Corporate Sustainability Assessment 2023, pelo 4ano consecutivo
  • Os Negócios na Índia da Hindalco pagam antecipadamente a dívida de longo prazo de 2.120 ₹ crore em agosto de 2023
  • Dívida Líquida Consolidada em relação ao EBITDA de 1,66x no final de 30 de setembro de 2023 (vs. 1,73x em 30 de junho de 2023)

*De acordo com o GAAP dos EUA

A Hindalco Industries Limited, líder do setor de metais do Aditya Birla Group, registrou um EBITDA consolidado de 6.096 ₹ crore no segundo trimestre do exercício fiscal de 2014, um aumento de 6% em relação ao ano anterior e estável em relação ao trimestre anterior. O Lucro Líquido foi de 2.196 ₹ crore, em linha com o trimestre do ano anterior, e caiu 11% em relação ao trimestre anterior, principalmente devido a ajustes contábeis decorrentes da conversão de GAAP dos EUA para Ind AS.

Todos os segmentos empresariais tiveram um desempenho melhor em relação ao trimestre anterior. O Negócio de Cobre alcançou seu maior EBITDA trimestral, de 653 ₹ crore, um aumento de 23% em relação ao trimestre anterior, impulsionado pelas maiores remessas de metal de todos os tempos. A Novelis relatou outro trimestre de melhoria sequencial no EBITDA Ajustado e no EBITDA por tonelada, apoiado por maiores remessas, principalmente de latas de bebidas. No segmento de Alumínio Indiano, o EBITDA do Setor de Produção (Upstream) foi de 2.074 ₹ crore, um aumento de 7% em relação ao trimestre anterior, e o EBITDA do Setor de Pós-Venda (Downstream) foi de 171 ₹ crore, um aumento de 16% em relação ao trimestre anterior, devido ao aumento das remessas.

A Empresa manteve um balanço e uma liquidez sólidos, com um índice de Dívida Líquida em relação ao EBITDA bem abaixo de 2x, posicionando-a bem para o crescimento orgânico.

Destaques Financeiros Consolidados para o Trimestre e o Semestre encerrados em 30 de setembro de 2023

(Centenas de milhares de rupias)
Particularidades T4 do Exercício Fiscal de 2023 T1 do Exercício Fiscal de 2024 T4 do Exercício Fiscal de 2024 S1 do Exercício Fiscal de 2023 S1 do Exercício Fiscal de 2024
Receita de Operações 56,176 52,991 54,169 1,14,194 1,07,160
Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA)
  A Novelis* 4,047 3,456 3,998 8381 7,454
  Alumínio de Produção (Upstream) 1,347 1,935 2,074 4,619 4,009
  Alumínio de Pós-Venda (Downstream) 200 147 171 358 318
  Cobre 544 531 653 1,109 1,184
EBITDA do Segmento Empresarial 6,138 6,069 6,896 14,467 12,965
  Lucro Entre Segmentos/Eliminação de (Perda) (Líquida) 437 (10) (1) 371 (11)
  Renda Imputável/(Despesas) - (Líquido) e Ajustes GAAP (832) 50 (799) (455) (749)
EBITDA 5,743 6,109 6,096 14,383 12,205
Custos Financeiros 879 992 1,034 1,726 2,026
PBDT 4,864 5,117 5,062 12,657 10,179
Depreciação e Amortização (incluindo redução ao valor recuperável) 1,766 1,790 1,864 3,515 3,654
Participação nos Lucros/(Perdas) em Investimentos Contabilizados no Patrimônio Líquido (Líquido de Impostos) 2 2 - 5 2
Lucro antes de Itens Excepcionais e Impostos 3,100 3,329 3,198 9,147 6,527
Rendas Excepcionais/(Despesas) (Líquidas) - (12) 33 41 21
Lucro Antes dos Impostos (Após Item Excepcional) 3,100 3,317 3,231 9,188 6,548
Imposto 895 863 1,035 2,864 1,898
Lucro/(Prejuízo) Após Impostos 2,025 2,454 2,196 6,324 4,650
EPS (Rupias/ação) 9.92 11.05 9.88 28.44 20.93
*De acordo com o GAAP dos EUA

Comentando sobre os resultados, o Sr. Satish Pai, Diretor Administrativo da Hindalco Industries, disse, "A Hindalco continua a demonstrar Capacidade de Sustentabilidade, por meio de um desempenho que é robusto e consistente. Mantivemos o ritmo impulsionado pelo nosso foco no controle de custos e pelo sólido desempenho de todos os nossos setores de pós-venda (downstream).

O Negócio de Cobre apresentou seus melhores resultados trimestrais de todos os tempos, apoiado por vendas recordes de metais. O EBITDA de Produção (Upstream) de Alumínio Indiano aumentou 7% no primeiro trimestre, apoiado por volumes mais altos e custos de insumos mais baixos. O EBITDA do Setor de Pós-Venda (Downstream) de Alumínio (Índia) aumentou 16% sequencialmente devido a maiores volumes. A Novelis continuou a apresentar uma melhora sequencial no EBITDA e no EBITDA por tonelada, impulsionada por volumes mais altos, especialmente nas remessas de latas, que cresceram 12% em relação ao último trimestre.

Um destaque digno de nota é o reconhecimento da Hindalco como a Empresa de Alumínio Mais Sustentável do Mundo pelo quarto ano consecutivo nas classificações da S&P Global Corporate Sustainability Assessment 2023. Isso é motivo de orgulho para a organização e reflete nossa abordagem holística ao desempenho de ESG de longo prazo.”

Avançando de Forma Sustentável

Desde 2020, a Hindalco tem sido continuamente classificada no topo do setor de alumínio, por seu desempenho voltado para a sustentabilidade. Este ano, a Hindalco obteve 78 pontos (de um total de 100) no S&P Global Corporate Sustainability Assessment de 2023 (Pontuação CSA em 27/10/2023). A Hindalco obteve as melhores pontuações do setor em várias dimensões, incluindo Eficiência e Circularidade de Recursos, Estratégia Climática, Biodiversidade, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Impactos Sociais nas Comunidades e muito mais, reafirmando sua posição como líder do setor.

Resultados consolidados no T2 do Exercício Fiscal de 24 (vs. T1 do Exercício Fiscal de 24)

A receita consolidada do primeiro trimestre foi de 54.169 ₹ crore (vs. 52.991 ₹ crore no T1 do Exercício Fiscal de 2024), um aumento de 2% em relação ao trimestre anterior devido ao aumento das remessas e à redução dos custos de insumos. A Hindalco reportou um EBITDA de 6.096 ₹ crore no T2 do Exercício Fiscal de 2024 (vs.6.109 ₹ crore no T1 do Exercício Fiscal de 2024), que ficou estável em relação ao trimestre anterior. O PAT consolidado no T2 do Exercício Fiscal de 2024 foi de 2.196 ₹ crore, comparado a 2.454 ₹ crore no T1 do Exercício Fiscal de 2024, uma queda de 11% em relação ao trimestre anterior. A Dívida Líquida Consolidada em relação ao EBITDA ficou em 1,66x em 30 de setembro de 2023, contra 1,73x em 30 de junho de 2023.

Desempenho do Segmento Empresarial no T2 do Exercício Fiscal de 2024 (vs. T1 do Exercício Fiscal de 2024)

A Novelis

O total de remessas de produtos laminados planos foi de 933 Kt no T2 do Exercício Fiscal de 2024 vs. 879 Kt no T1 do Exercício Fiscal de 2024, com um aumento de 6% em relação ao trimestre anterior, o que foi contribuído principalmente pelo aumento sequencial de 12% nas remessas de latas. A receita da Novelis ficou em 4,1 bilhões USD (vs. 4,1 bilhões USD), estável em relação ao trimestre anterior, apoiada por maiores remessas. A Novelis reportou um EBITDA ajustado de 484 milhões USD (vs. 421 milhões USD), um aumento de 15% em relação ao trimestre anterior devido a maiores remessas e melhor utilização de sucata. O EBITDA ajustado da Novelis por tonelada, de 519 USD, aumentou 8% em relação ao trimestre anterior.

Alumínio (Índia)

A receita na fase de produção (upstream) foi de 7.878 crore ₹ no segundo trimestre do exercício de 2024, em comparação com 8.064 crore ₹ no trimestre anterior. O EBITDA de produção (upstream) de alumínio foi de 2.074 crore ₹ no segundo trimestre do exercício de 2024, em comparação com 1.935 crore ₹ no primeiro trimestre do exercício de 2024, um aumento de 7% em relação ao trimestre anterior, motivado pelos custos de insumos mais baixos. As margens do EBITDA upstream foram de 26,3% e continuam a ser uma das melhores do setor a nível global.

A receita na fase pós-venda (downstream) no segundo trimestre foi de 2.629 crore ₹, em comparação 2.435 crore ₹ no trimestre anterior. As vendas de alumínio downstream ficaram em 94 Kt em comparação com 81 Kt no primeiro trimestre do exercício de 2024, um aumento de 15% em relação ao trimestre anterior. O EBITDA downstream foi de 171 crore ₹ no segundo trimestre do exercício de 2024, em comparação com 147 crore ₹ no primeiro trimestre do exercício de 2024, um aumento de 16% em relação ao trimestre anterior, motivo por remessas de maiores dimensões.

Cobre

A receita do setor de cobre foi de 12.441 crore ₹, um aumento de 8% em relação ao trimestre anterior, motivado por maiores volumes de vendas. O EBITDA do setor de cobre atingiu um recorde histórico de 653 crore ₹ no segundo trimestre do exercício de 2024, em comparação com 531 crore ₹ no primeiro trimestre do exercício de 2024, um aumento de 23% em relação ao trimestre anterior, devido ao aumento das remessas. As vendas de cobre metálico atingiram um recorde de 134 Kt (vs. 118 Kt). As vendas de hastes de cobre de fundição contínua (CCR) também atingiram um recorde histórico de 100 Kt (vs. 98 Kt), um aumento de 2% em relação ao trimestre anterior, em linha com a crescente demanda do mercado por produtos de valor agregado e com o aumento da utilização de nossas usinas de hastes.

Atualizações e reconhecimento empresarial

• A Novelis assina acordo de longo prazo com a Ball North America para produzir chapas de alumínio para embalagens de bebidas
  • A Novelis assina extensão de contrato com a Airbus para a produção de chapas e revestimentos aeroespaciais
  • A Hindalco assina memorando de entendimento com a Odisha Mining Corporation para o fornecimento em longo prazo de minério de bauxita para uma refinaria de alumina de 2 milhões de toneladas e usina de energia cativa de 150 MW em Kansariguda, no distrito de Rayagada, em Odisha. A Hindalco vai investir 8.000 crore ₹ no projeto em duas fases.
  • Pelo quarto ano consecutivo, a Hindalco foi selecionada como a "Empresa de Alumínio Mais Sustentável do Mundo", na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa Global da S&P de 2023 (data da classificação): 27 de outubro de 2023)
  • Hindalco reconhecida com o Prêmio Mahatma 2023 do PNUD para Biodiversidade