A Hindalco-Novelis completa a aquisição da Aleris

14 abril, 2020

Solidifica a posição como o interveniente n.º 1 de produtos de valor acrescentado de alumínio

• Negócio fechado com um Valor de Empreendimento de 2,8 bilhões de dólares. Múltiplo de EV em umas atrativas 7,2x
  • Potenciais benefícios de sinergia de 150 milhões de dólares em uma base recorrente
  • Marca a entrada da Novelis no segmento aeroespacial de topo
  • Papel de cadeia de valor de metais totalmente integrada na China com as modernas instalações da Aleris em Zhenjiang
  • Posiciona a Novelis como o líder no segmento de Edificação e Construção nos EUA

Bombaim: A Hindalco Industries Limited, a companhia insígnia de metais do Aditya Birla Group, anunciou hoje a execução da aquisição da Aleris da parte da sua subsidiária totalmente detida Novelis Inc. A aquisição da enorme companhia de produtos rolados com sede nos EUA, a Aleris Corporation, posiciona a Hindalco como uma das maiores companhias de alumínio a nível mundial, com uma pegada global que engloba 49 instalações de fabricação de tecnologia de ponta na América do Norte, Europa e Ásia.

”O negócio da Aleris assinala um marco muito importante para a Hindalco e para a Novelis, em seu caminho para a liderança global. O fecho desse negócio entre condições de mercado desafiantes, reflete nossa convicção no negócio da Aleris e no seu valor para nosso portfólio de metais. Historicamente, os períodos conturbados assistiram à emergência de campeões, alimentados por liderança de qualidade e princípios de negócio sólidos. Essa é uma aposta estratégica a longo prazo, muito à semelhança do que foi a Novelis, em 2007”, disse o Sr. Kumar Mangalam Birla, Presidente, Aditya Birla Group. “O negócio da Aleris permite de forma crucial uma maior diversificação de nosso portfólio de indústrias associadas do metal, em outros segmentos de mercado premium, especialmente o aeroespacial. Através da criação de um campeão da indústria, estamos reforçando nosso compromisso para com nossos clientes, empregados e acionistas. Ao mesmo tempo, com essa nova expansão em nosso portfólio de alumínio, tomámos um passo decisivo para um futuro mais sustentável.”

Com a adição dos ativos operacionais e força de trabalho da Aleris, a Novelis está posicionada para servir de forma mais eficiente o mercado asiático crescente, integrando ativos complementares, incluindo capacidades de reciclagem, moldagem e acabamento.

“A aquisição da Aleris faz avançar nossa estratégia de produtos de valor acrescentado de alumínio e nos dá entrada na indústria aeroespacial de ponta. Isola ainda mais a Hindalco-Novelis da volatilidade dos preços globais e afina nosso foco nos negócios derivados. A Aleris incrementa nossa posição estratégica na Ásia e também solidifica nossa posição como um interveniente líder de metais global, também com uma presença mais forte nos EUA e na Europa. Agradeço à equipe por fechar esse negócio importante”, disse o Sr. Satish Pai, Diretor-geral da Hindalco Industries.

Para além de seus inúmeros benefícios estratégicos, a aquisição gerará cerca de 150 milhões de dólares em sinergias e criará um perfil financeiro forte. Para além disso, a dívida líquida combinada para o EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de cerca de 3,3x está dentro da orientação recentemente atualizada de estar abaixo de 3,5x e muito abaixo da perspectiva inicial de abaixo de 4x aquando do anúncio da transação.

O preço de aquisição final de 2,8 bilhões de dólares é composto de 775 milhões de dólares para o valor de capital, bem como cerca de 2 bilhões de dólares para a assunção ou extinção da dívida pendente atual da Aleris e um pagamento de eventuais lucros de 50 milhões. Os níveis de legado de dívida da Aleris aumentaram desde o anúncio inicial da aquisição devido ao aumento no capital de trabalho para suportar a aceleração das operações, enquanto os eventuais lucros estão relacionados com um desempenho mais forte do que o esperado do negócio da Aleris nos EUA. Em uma base de rastreio de doze meses terminando a 31 de dezembro de 2019, o EBITDA ajustado de legado da Aleris independente se saldava em 388 milhões de dólares, mais elevado do que o estimado no momento do anúncio do negócio. Apesar do aumento na dívida de legado da Aleris, o múltiplo de valor de empreendimento implicado de 7,2x está em linha com nosso caso de aquisição, devido ao melhor desempenho do EBITDA.

“Hoje é um momento transformador na história de nossa companhia e nunca tive mais confiança em nossa capacidade de proporcionar ainda mais valor a nossos clientes, colegas e às comunidades em que vivemos e trabalhamos”, disse o Sr. Steve Fisher, Presidente e CEO, Novelis Inc. “Com uma força de trabalho de categoria mundial, uma presença nos mercados de ponta mais competitivos e exigentes em termos técnicos, bem como a capacidade de providenciar soluções rápidas, adaptáveis e sustentáveis, a Novelis conseguirá servir ainda melhor nossos clientes.”

A Novelis adquirirá as 13 usinas da Aleris na América do Norte, Europa e Ásia. Contudo, para satisfazer as condições regulamentares, a companhia será obrigada a alienar as usinas da Aleris em Lewisport, Kentucky, EUA, e Duffel, na Bélgica, conforme anunciado anteriormente.

Sobre a Hindalco

A Hindalco Industries Limited é a principal companhia de metais do Aditya Birla Group. Um potentado de metais no valor de 18,7 Bilhões de dólares, a Hindalco é a maior companhia de reciclagem e rolagem de alumínio do mundo, sendo um dos principais intervenientes no cobre. Também é um dos maiores produtores asiáticos de alumínio primário. Guiada por seu propósito de construir um mundo mais inteligente, mais forte e mais verde, a Hindalco proporciona soluções inovadoras para um planeta sustentável. Sua subsidiária totalmente detida, a Novelis Inc., é o maior produtor de estoque de latas de bebidas de alumínio e também o maior reciclador de latas de bebidas usadas (UBC). A instalação de cobre da Hindalco na Índia é composta por uma fundição de cobre de categoria mundial, instalações derivadas, uma usina de fertilizantes e um embarcadouro cativo. A fundição de cobre se encontra entre as maiores fundições personalizadas do mundo em uma única localização. A pegada global da Hindalco engloba 36 unidades de fabricação em 10 países.

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é guiada por seu propósito de moldar um mundo sustentável em conjunto. Como líder global em produtos e serviços inovadores e a maior companhia de reciclagem de alumínio do mundo, somos parceiros de clientes nas indústrias automóvel, latas de bebidas e especializadas para providenciar soluções que maximizam os benefícios do alumínio leve e sustentável na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder da indústria do alumínio e do cobre, bem como a companhia insígnia de metais do Aditya Birla Group, um conglomerado multinacional com sede em Bombaim, na Índia. Para mais informações, visite novelis.com.

Sobre a Aleris

A Aleris é um líder global em produtos rolados de alumínio detido por privados e que serve indústrias diversas, incluindo aeroespacial, automóvel, edificação e construção, transportes comerciais e fabricação industrial. Com sede em Cleveland, no Ohio, a Aleris opera instalações de produção na América do Norte, Europa e Ásia.