A Grasim Industries anuncia os resultados financeiros não auditados para o trimestre e semestre findos a 30 de setembro de 2019

14 novembro, 2019

Resultados financeiros consolidados

(Centenas de milhares de rupias)
  T2 AF20 T2 AF19 Termos homólogos
Receitas Líquidas 18,430 17,892 3%
EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 3,180 2,972 7%
PAT (Lucros depois de Impostos) 1,002 (1468)

As receitas consolidadas para o trimestre foram de 18 430 centenas de milhares de rupias, registrando um crescimento de 3%. O EBITDA consolidado de 3180 centenas de milhares de rupias registrou um crescimento de 7% em termos homólogos e o PAT (Antes de rubricas excepcionais e um benefício fiscal diferido único) subiu 6% em termos homólogos para 639 centenas de milhares de rupias, propulsionado pelo excelente desempenho das subsidiárias da Companhia, UltraTech Cement Limited e Aditya Birla Capital Limited.

Ao nível independente, a rentabilidade sofreu devido ao abrandamento global nos preços de VSF e Soda cáustica.

Negócio de viscose

No negócio de VSF, a produção e o volume de vendas registraram um aumento de 8% e 5% em termos homólogos para 148 KT e 142 KT, respetivamente.

As Receitas Líquidas para o trimestre foram de 2431 centenas de milhares de rupias e o EBITDA para o trimestre foi de 381 centenas de milhares de rupias. Os preços globais de VSF abrandaram ainda mais devido a adições de capacidade significativas na China e na Indonésia (no último ano) e à guerra comercial EUA-China, que decorre. Os preços de VSF indianos testemunharam uma tendência de abrandamento potenciada por uma acentuada correção de 23% em termos homólogos nos preços de VSF chineses.

A fraqueza nas realizações de VSF domésticas tiveram impacto na rentabilidade desse trimestre. O benefício da queda dos preços de matérias-primas, como preços da paste de papel, se refletirá nos próximos trimestres devido ao atraso temporal do inventário.

Nossa marca Liva para produtos VSF continua aumentando seu alcance no mercado doméstico. Hoje em dia, a Liva tem parcerias com mais de 40 marcas de varejo e está disponível em 3500 outlets em outlets de negócios exclusivos e lojas de grande formato, para além de muitos mais MBO (Outlets Multimarcas) em 250 cidades da Índia.

A sustentabilidade tem sido a área de foco central para a companhia. O negócio, em conjunto com suas JV globais, foi o primeiro da indústria a ter pegada de carbono positiva nas emissões de âmbito 1 e 2.

A expansão de 219 KTPA de capacidade brownfield em Vilayat está progredindo bem e se espera que esteja comissionada até ao AF21.

Negócio químico

As receitas líquidas para o T2AF20 se saldaram em 1347 centenas de milhares de rupias e o EBITDA se saldou em 273 centenas de milhares de rupias. O abrandamento dos preços da Soda Cáustica a nível global levou ao declínio dos preços nos mercados domésticos, resultando em uma menor rentabilidade em termos homólogos.

As vendas e volume de produção de Soda Cáustica para o T2AF20 se saldaram em 249 KT e 241 KT, respetivamente. As condições de fraca procura da indústria dos usuários para cloro e soda cáustica, a adição de capacidades no mercado doméstico e o aumento nas importações tiveram impacto na produção da companhia.

Os Químicos Especializados (Produtos de valor acrescentado de cloro) testemunharam um desempenho operacional e financeiro consistente. A quota de EBITDA dos Químicos Especializados, incluindo Resinas de epóxi, se saldou em cerca de 29% do negócio de Químicos.

Os planos de expansão de capacidade em Rehla, Vilayat e Balabhadrapuram estão em diferentes fases de execução, também com a expansão de produtos químicos especializados.

Joint Venture de Isoladores

A companhia entrou em uma Joint Venture com a Maschinenfabrik Reinhausen GmbH (“MR” ) da Alemanha para a fabricação e venda de Isoladores de Núcleo Oco Composto (CHCI) usados na indústria de transmissão e distribuição de energia a nível global. A Aditya Birla Power Composites Limited (“ABPCL”), a nova companhia JV, construirá uma usina de fabricação de CHCI com tecnologia de vanguarda em Halol, (Gujarat), trazendo a última tecnologia para Isoladores de Núcleo Oco Composto da Europa.

O segmento de isoladores de Núcleo Oco Composto é o segmento de isoladores, melhorando o desempenho, bem como a segurança de equipamento energético. Essa instalação será a primeira usina de tão larga escala para essa gama de produtos na Índia, sendo a maior do gênero fora da China.

Plano de investimento

O plano de investimento total de cerca de 7800 centenas de milhares de rupias (ao nível independente) está sob execução para aumentar capacidades nos negócios de VSF e químicos, para além do investimento de manutenção contínuo em várias usinas. Se espera que essa despesa de capital seja executada ao longo de um período de três anos, do AF20 ao AF22.

Subsidiária de Cimento - UltraTech

A UltraTech reportou Receitas Consolidadas de 9620 centenas de milhares de rupias, subindo 4% em termos homólogos, bem como EBITDA de 2072 centenas de milhares de rupias no T2AF20, subindo 33% em termos homólogos. O volume de vendas consolidado se saldou em cerca de 18,69 MTPA.

UltraTech completou a aquisição do negócio de cimento da Century Textiles and Industries Ltd., com o Esquema de Cisão se tornando efetivo a partir de 1 de outubro de 2019. Com essa aquisição, a capacidade de fabricação de cimento da UltraTech aumenta para 117,4 MTPA, incluindo sua capacidade no estrangeiro. Isso transforma a UltraTech na 3ª maior companhia de cimento no mundo, fora da China. Também é a única companhia no mundo a ter uma capacidade de mais de 100 milhões de toneladas em um único país, fora da China.

Subsidiária de serviços financeiros – Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

As Receitas e os Lucros líquidos após juros minoritários para o T2AF20 (conforme reportados pela ABCL) estão em 3976 centenas de milhares de rupias e 256 centenas de milhares de rupias, subindo 11 e 37%, respetivamente.

O caderno de empréstimos global (NBFC e Finanças de Habitação) cresceu 4% em termos homólogos para 60 477 centenas de milhares de rupias. (T2AF20).

Os Ativos Médios sob Gerenciamento se saldaram em 265 393 centenas de milhares de rupias. (T2AF20).

No negócio de Seguros de Vida, no prêmio do primeiro ano individual, subiu 12% para 423 centenas de milhares de rupias no T2AF20. As taxas de persistência testemunharam uma melhoria consistente, a taxa de persistência ao 13º mês melhorou em 610 bps para 80,2% no T2AF20.

No negócio dos seguros de saúde, o prêmio escrito bruto aumentou para 315 centenas de milhares de rupias. (T2AF20), subindo 78% em termos homólogos.

Durante o trimestre, a Aditya Birla Capital decidiu angariar 2100 centenas de milhares de rupias de capital através da atribuição preferencial a grandes investidores e a entidades Promotoras / de Grupos de Promotores. O capital angariado a 100 rupias por ação, a um prêmio acima do preço negociado, reflete a forte confiança no negócio.

No seguimento do referenciado acima, em outubro de 2019 a companhia investiu 770 centenas de milhares de rupias em atribuição preferencial, o que aumentou sua detenção de ações na Aditya Birla Capital para 56,61%. Pós participação da Advent (Jomei Investment), a participação de capital da companhia será diluída para 54,29%. A Advento, através de sua afiliada, deterá cerca de 4,15% do capital da ABCL e está atualmente aguardando a aprovação regulamentar.

Perspectiva

O Negócio VSF continuará se focando em expandir o mercado VSF na Índia, fazendo parceiras com a cadeia de valor de têxteis, atingindo uma melhor conexão com os clientes através de suas marcas Liva, extensões em novas categoria. A VSF continua sendo a fibra têxtil de mais rápido crescimento em termos globais. Contudo, se espera que as novas capacidades recentemente comissionadas na Ásia criem uma desconexão na oferta-procura a curto-prazo e pressão resultante nos preços.

O negócio de químicos está sob um modo de expansão para cloro-alcali e químicos especializados. Os projetos de expansão industrial em vários locais, bem como as novas linhas de produto para químicos especializados, permitirão o crescimento significativo do negócio no futuro próximo.

Com base na procura positiva vista no Norte da Índia no T2, pois muitas partes desse território não sofreram o impacto das chuvas e cheias fortes, existe uma boa possibilidade de uma procura normalizada para o cimento no futuro. O compromisso firme do Governo em reanimar a economia e a confiança nos gastos em infraestruturas trazem bons presságios para o crescimento da procura do cimento. As chuvas fortes no país também devem ser benéficas para a colheita de kharif, o que, mais uma vez, deve ajudar a reanimar a procura rural. A companhia, com sua presença pelo país, está mais bem posicionada para tirar partido da reanimação na procura do cimento, apesar de anomalias que poderão ser criadas nos padrões de procura em algumas partes do país devido a motivos alheios.

Nos Serviços Financeiros, a ABCL é um provedor de soluções financeiras universais que serve as necessidades diversificadas de seus clientes ao longo de seu ciclo de vida. A ABCL está empenhada em servir as necessidades de serviços financeiros de ponta-a-ponta de seus clientes de retalho e corporativos sob uma marca unificada — Aditya Birla Capital.

A Grasim está fazendo investimento para aumentar as capacidades em suas principais linhas de negócio e potencialmente está bem-posicionada para tirar partido da próxima fase do crescimento econômico.